sábado, 7 de maio de 2011

Myth buster

É bastante frequente as pessoas alterarem com regularidade o treino para o músculo não se adaptar, isto é, para o confundir. No entanto, estudos comprovam que tanto a nossa performance como a nossa evolução não dependem apenas da quantidade e da qualidade dos músculos envolvidos, mas também da capacidade de resposta do sistema nervoso ao estímulo. A adaptação neural do sistema nervoso está directamente ligada à nossa capacidade de melhor coordenar a activação de todos os músculos em causa, fazendo assim uma maior força na direcção pretendida do movimento.
Por que não devemos mudar constantemente o nosso treino então?
Cada exercício tem uma curva de aprendizagem que se caracteriza pelas mudanças ou adaptações neurais, isto é, o período de adaptação. Este pode levar meses ou semanas, conforme a nossa habilidade e o tipo de exercício. O crescimento muscular é mínimo durante o tempo em que o corpo se adapta a um exercício novo, o grande crescimento do músculo vem depois do planalto das alterações neurais, como mostrado na figura.


Portanto, a mudar os exercícios a cada 4 ou 6 semanas, o corpo não tem a oportunidade de aumentar os músculos envolvidos no exercício. Quando a curva de aprendizagem atinge o seu planalto, já nós fomos para outro exercício.

Fontes:
- F1
- F2
- F3

2 comentários:

  1. Oi Irina!!

    Pensando bem, faz todo o sentido isso que você disse!!

    A gente cansa de ouvir o contrário, que tem que mudar o treino a cada 3, 4 semanas, não é?

    Gostei!! Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. É verdade sim, Dany! Muitas vezes as pessoas queixam-se que não crescem e o problema é mesmo este.
    Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar