terça-feira, 19 de abril de 2011

Comer várias vezes ao dia - porquê?

Qual uma das razões, e talvez a mais comum, para a acumulação de gordura? Não fazer várias refeições ao dia e com os macro-nutrientes mal distribuídos. E isso acontece porque nas duas grandes refeições vai ser produzida demasiada insulina que vai levar um excesso de glicose às células e que se vai acumular como massa adiposa.
A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas cuja função é transportar o açúcar ou glicose às células, ou seja, é a hormona responsável por reduzir o açúcar no sangue ao promover o seu ingresso nas células.

Então o que acontece se os níveis de insulina no sangue estão altos? Vai haver uma descida repentina do açúcar no sangue o que vai originar fome, logo quando comemos vamos comer mais do que devemos e o corpo vai armazenar tudo a prever outro grande período de carência de nutrientes. Ora, esse armazenamento é a acumulação de gordura em sítios tão indesejados como a barriga.

O truque é, portanto, fornecer ao corpo combustível ao longo do dia de modo a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e inibir a produção de insulina através da ingestão de alimentos que permitam uma absorção lenta da glicose, nomeadamente alimentos com baixo índice glicémico (IG) – arroz, massa e pão integrais. Ao contrário destes, os alimentos com alto IG (pão, massas e arroz brancos) são digeridos mais rapidamente e provocam um aumento de açúcar no sangue elevado, o que por sua vez provoca um pico insulínico (também alto), dando-nos uma maior sensação de fome e vontade de comer aquele pastel de nata que vimos na confeitaria da D. Hermínia.

Resumindo e concluindo, qual é a vantagem de fazer refeições repartidas ao longo do dia?
- o corpo não passa por períodos de síntese de gordura após as refeições
-evita que o corpo comece a utilizar substratos que não a gordura para produzir energia nos momentos de jejum, nomeadamente o músculo.

Portanto, força nessa dieta!

Yes we can!

2 comentários:

  1. Boa explicação... desde que comecei a comer mais vezes comecei a perder peso e a ter menos fome.

    Muitas vezes perguntavam-me como é que estava mais magra se estava sempre comer lol.

    Esse gun está lindo :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Joanita!
    Também ouço comentários do género, infelizmente!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar