sexta-feira, 1 de abril de 2011

E que tal...




…uns pãezinhos de couve-flor? 


Para começar vão precisar de:
- uma couve-flor. Eu usei uma que pesava sensivelmente 1kg, tiradas as folhas verdes à volta e um bom bocado do troço.
-dois ovos
-queijo
-sal, coentros, alho e salsa picada.

O primeiro passo será tirar separar todos os troncos da couve-flor, assim:


Em seguida, devemos triturar até ficarem a parecer grãos de arroz e por a cozer no microondas, durante mais ou menos 9 minutos. Se puderem espremer água da couve-flor óptimo, assim precisará de menos tempo no forno.




Depois da couve-flor estar cozida, deixa-se arrefecer e, depois de já estar fria, junta-se o queijo, a salsa picada, o sal – umas 5gr chegarão – os coentros, o alho e os ovos e amassa-se. Eu usei a bimby, mas o 1.2.3 servirá perfeitamente, embora aguente com menos quantidade.




Usei queijo mozzarella light que, pelos que eu visse, é o que tem os melhores valores nutricionais. Por 100gr tem 1,5gr de hidratos de carbono, 20,5gr de proteína e 8,5gr de gordura. Não será certamente o melhor, mas é o menos mau. :p


O passo seguinte será untar uma fôrma com azeite ou margarina (light), excepto se usarem uma fôrma de silicone que não precisa de ser untada, colocar lá a massa e levar ao forno durante cerca de 35m a 230º. 
O melhor é ir verificando a textura da massa – que tem que ficar mais ou menos consistente – e a cor do tostado para não ficar queimado.




Bom proveito!

3 comentários:

  1. Deste-me uma grande ideia. Hoje vou fazer arroz de couve-flor.

    Tb gostei mt da receita, AMOOOOO queijo mozzarela e quando abuso um pouco no fds costumo comprar esse light.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nhami, é delicioso isso!
    Depois experimente com quark que praticamente zero em tudo excepto na proteína e também ficou bom, mas de facto o mozzarella é melhor.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar